Dicas para aumentar sua clientela nos estúdios


1. Ative sua rede de contatos
O primeiro passo para conseguir clientes é espalhar a notícia de que o seu estúdio existe. “Desde o começo, o que funciona é o networking e o boca a boca – real ou virtual – dos clientes também”, conta Michel Salgado ( sócio da Metacorpus). Acione sua rede de contatos e comunique amigos, familiares e conhecidos de que você está se dedicando a um novo negócio. “Aproveitar as redes sociais para manter contato é um bom caminho”. “Vale sempre ativar a rede pessoal, mas implorar ajuda significa insegurança. O grande desafio de conseguir clientes é a comunicação de como abordar as pessoas”.

2. Conheça o perfil dos clientes
Se você não tem uma rede de contatos específica do seu negócio, como era o caso dos sócios da Metacorpus Studio Pilates, faça um estudo e descubra quem seriam os seus clientes potenciais. Visitar os concorrentes e conhecer muito bem o negócio e sua região de atuação ajudam nesta tarefa. “Em uma loja, faça o trabalho de relações públicas, divulgue e se aproxime das pessoas. É interessante ver quem são os tomadores de decisão na sua área”. Quando o negócio já estiver em operação, mantenha contato permanente com os clientes através de e-mails e divulgações. “Saiba quem são, o que querem e como trabalhar os potenciais clientes”.

3. Encontre formadores de opinião
Como boa parte do começo de um negócio depende do boca a boca, colocar seu espaço na pauta de quem entende do negócio pode ser uma boa estratégia. “Principalmente para os negócios de serviços, quanto mais exposição (dentro da ética) houver, melhor. Por isso, mesmo que você já tenha uma base de consumidores, visite potenciais clientes. Não pare de buscar novos alunos”. Como neste setor as pessoas se baseiam em referências que colhem com amigos e familiares, é importante também atrair a atenção de quem entende do assunto. “É interessante identificar pessoas formadoras de opinião e convidá-las a experimentar seu serviço (Médicos, Dentistas).
4. Prepare os instrutores e a secretária
Não adianta fazer publicidade do seu negócio e, quando o cliente decide conhecer, ele encontra um atendimento ruim. Treine para que eles não causem constrangimento ou desconforto nos consumidores e tenha a certeza que eles saibam transmitir a essência das aulas. “Esteja preparado para o ato de vender. Não é empurrar nem forçar. Coloque a secretária (o) para fazer algumas de suas aulas.
5. Relacione-se
Depois que o momento de conquista dos primeiros clientes passar e a empresa estiver caminhando bem, não se esqueça de consolidar o relacionamento com os consumidores. Manter um relacionamento mais duradouro garante que os alunos lembrem e prefiram o seu espaço. “O empresário precisa estar o tempo todo tentando entender o cliente, saber onde ele está e criar um pequeno banco de dados com telefone e endereço para saber quem pratica sua aula.

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