PESO DA MOCHILA E A MANEIRA CORRETA DE CARREGAR


Muitos adolescentes carregam mochilas escolares com mais de 10 a 15% do seu peso corporal, o que os coloca em risco para sofrer de dores nas costas e distúrbios relacionados.

A ameaça do peso se torna ainda maior, porque a maioria dos adolescentes não se exercita o suficiente.

O estudo incluiu mais de 1.400 alunos com idades entre 12 a 17, em 11 escolas em uma província no noroeste da Espanha. Os adolescentes foram pesados com a mochila, que normalmente levam para a escola e pesados novamente sem a mochila.

Os pesquisadores também coletaram informações sobre a altura dos alunos, rotina de exercícios e problemas de saúde.

O peso médio das mochilas dos estudantes foi de quase 7 kg, cerca de 62% dos estudantes carregavam mochilas com mais de 10% do seu peso corporal, e 18% deles levavam mochilas que excediam 15% do seu peso corporal.

Um em cada quatro alunos disse ter sentido dores nas costas por mais de 15 dias durante o ano anterior. O problema mais comum foi a escoliose, diagnosticada em 70% dos alunos com dor nas costas. Lombalgia e contração muscular contínua e involuntária também foram problemas comuns.

As meninas se mostraram mais propensas que os meninos a terem problemas nas costas, e seu risco parece aumentar com a idade.

Os adolescentes com as mochilas mais pesadas eram 50% mais propensos à dor nas costas por mais de 15 dias, em comparação àqueles com as mochilas mais leves.

O estudo foi publicado online na revista “Archives of Disease in Childhood”.

Médicos e professores precisam educar pais e crianças sobre os riscos de transportar mochilas pesadas para a escola todos os dias, disseram os pesquisadores.

O ideal é que os estudantes (crianças e adolescentes) carreguem até 10% do próprio peso. “A mochila deve ter duas alças, estar acima da linha da cintura e ser levada sempre nas costas”. Já as mochilas com rodinhas devem ser levadas sem a criança precisar inclinar o tronco, é aconselhável a trocar de mãos para equilibrar a musculatura.

»
«

9 comentários

  1. matheus comentou:

    poxa muito interessante esse documentario nos explica a viver bem de certa forma kkk…

  2. Taynà comentou:

    Muito bom mesmo,eu parei de usar mochila de rodinhas…vou ter que comprar outra mochila xD denovo

    • Wânia Araújo comentou:

      Olá Taynà, obrigado pelo contato. Que bom que você tomou essa resolução. Fique por dentro das novidades do nosso Blog. Uma boa semana pra você. Abs Metacorpus

  3. Taynà comentou:

    Muito bom mesmo,parei de usar mochila de rodinhas…vou ter que comprar outr mcochila xD denovo

    • Wânia Araújo comentou:

      Olá Taynà, obrigado pelo contato. Que bom que você tomou essa resolução. Fique por dentro das novidades do nosso Blog. Uma boa semana pra você. Abs Metacorpus

  4. Bianca Oliveira comentou:

    muito bom! me ajudou a fazer meu trabalho de educação física.

    • Wânia Araújo comentou:

      Olá Bianca, que bom a matéria do blog contribui para o seu trabalho. Sucesso na sua área!!! E fique ligada no nosso Blog, Fanapage e no Instagram!! Abs Metacorpus

    • Wânia Araújo comentou:

      Olá Gustavo,que bom que você gostou do conteúdo do blog. Sucesso na sua área!!! E fique ligado no nosso Blog, Fanapage e no Instagram!! Abs Metacorpus


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *