Pilates e Artrite Reumatóide


A Artrite Reumatóide é uma patologia inflamatória crônica, sem causa conhecida, que acomete as articulações, causando dor, edemas, rigidez no movimento (que aumentam na parte da manhã) e deformações articulares (principalmente nas mãos e pés).

Acomete mais mulheres com uma incidência grande a partir dos 40 anos de idade. A inflamação é sempre nos dois lados do corpo ex: os dois joelhos, punhos.

Benefícios do Pilates:

Pilates é considerada a técnica de menor impacto articular existente. Tem menos impacto que a hidroginástica. No pilates o aluno será acompanhado de perto por um instrutor que irá estabelecer um programa de exercícios objetivando o alívio dos sintomas.

O aluno realiza os exercícios de forma lenta e controlada respeitando seus limites fisiológicos. Os exercícios são feitos com molas que darão uma resistência progressiva ao movimento ( o início do movimento a carga é pequena e vai aumentando conforme a força muscular for movimentando o segmento corporal afetado). No inicio do movimento é onde temos uma maior compressão articular, fato esse que é minimizado pelas molas estarem com uma carga baixa devido a sua pequena deformação neste instante do exercício, teremos então fortalecimento muscular sem degeneração articular.

Os objetivos do tratamento seriam:

Fortalecer as musculaturas (sem impacto) para manter a articulação funcional e estável.

Isometria no inicio é bem vinda, evoluir para o movimento excêntrico.

Alongamento para diminuir as retrações musculares

Mobilizações articulares para aumentar a lubrificação articular diminuindo a rigidez.

»
«

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>