Revista Endorfina


De olho no crescimento do mercado de Pilates, empresas investem em novos aparelhos com o objetivo de difundir o método.

Se antes apenas uma parcela “privilegiada” da sociedade tinha acesso ao Pilates, atualmente a realidade tem sido outra. Não é difícil encontrar academias, estúdios e até clínicas que oferecem aulas do método. A prática reúne vários benefícios em uma única modalidade, seja para manter a forma, relaxar ou por recomendações médicas. Provavelmente este é o motivo que tem o tornando tão popular.

De olho neste mercado em potencial, muitas empresas investem em novas tecnologias, que permitem aperfeiçoar ainda mais a técnica e atender as necessidades de seu público. O resultado é aparelhos cada vez mais modernos e que trabalham várias partes do corpo de forma simultânea.

REFORMER: O CARRO-CHEFE ENTRE AS MARCAS

Considerado um item indisponível para os estúdios de Pilates, o Reformer atualmente é um dos aparelhos mais populares do mercado. Sua fama foi conquistada por ser um equipamento completo e versátil, pois permite desde um tratamento de reabilitação ou pós-cirúrgico, até ao treinamento mais complexo de atletas profissionais. Diversas empresas do setor contam com o aparelho em seu portfólio, como é o caso da Metacorpus Studio Pilates, que produz o “Reformer Elite”, a Physio Pilates que oferece o “Allegro Reformer” e a Meta Life Pilates com o Scott Pilates V2 Max Plus Reformer. O Reformer Elite da Metacorpus oferece a possibilidade de aproximadamente 300 exercícios com variações. O aparelho é dinâmico e realiza um movimento de translação, enquanto o praticante se exercita. “Ele se sente um ginasta olímpico em determinados movimentos, é muito prazeroso.” Afirma o diretor de negócios da marca, Gustavo Machado.

Para Machado, o aparelho foi projetado visando exclusivamente à ergonomia. “Com a visão ergonômica construímos um aparelho que se encaixa muito bem nas necessidades do praticante, assim como facilita o trabalho do instrutor, pois o projeto engloba funcionalidades que facilitam os ajustes e o uso”, destaca. Além do Reformer, a Metacorpus possui outros dois aparelhos campeões de vendas: a Cadeira Elite a o Cadillac Elite.

CORDAS E MOVIMENTO

A gerente de Marketing da Meta Life Pilates, Andrea Polignano Melo, atribui ao exclusivo sistema de cordas retráteis, como um dos grandes diferenciais do Scott Pilates V2 Max Plus Reformer. O aparelho também possui uma estrutura vertical com sistema de polias móveis e encaixe de molas, que produz sinergia nos planos vertical e horizontal, aumentando drasticamente a linha de exercícios com cordas e molas na estrutura vertical. “Ele transcende o equipamento tradicional de Reformer e oferece funcionalidade inigualável em gama de movimentos e novas oportunidades”, ressalta.

Existem também algumas versões ou modelos mais específicos, com o objetivo de otimizar determinados trabalhos. A Physio Pilates, por exemplo, oferece dois modelos do aparelho, o “Reformer com Infinity”, muito utilizado para reabilitação e o “Allegro Reformer”, ideal para casa ou para aulas em grupos oferecidas nas academias e centros de fitness. “O Alegro possui grande versatilidade e um design moderno, é leve e conta com rodas nas pontas, o que facilita o seu deslocamento. Além disso, é o único equipamento de Pilates que pode ser empilhado, um recurso indispensável para as salas onde acontecem outras atividades.” Acrescenta o diretor presidente da Physio Pilates, Cláudio F. Soares.

Soares reitera que aspectos como a funcionalidade, segurança, conforto, design e o acabamento influenciam na prática de exercícios e na fabricação de equipamentos. “Não faz sentido investir em um Reformer em que, por exemplo, o seu carrinho fique prendendo sem correr de maneira macia e silenciosa e sem permitir a fluidez dos movimentos, parte essencial do método Pilates e do prazer de se exercitar”, diz.

As expectativas em relação ao mercado de Pilates são as melhores. De acordo com Soares, entre os anos de 2004 e 2011, o interesse no método aumentou 350% direta ou indiretamente e em todos os setores (produtos, serviços e cursos). O diretor também comenta que a Metacorpus pretende apostar no quesito sustentabilidade como “diferencial” para a marca. Já a Physio Pilates, que está há mais de 20 anos no mercado, aposta na arte, engenharia, design e tecnologia. Sempre com o intuito de proporcionar ao cliente a melhor experiência e resultados satisfatórios.

“O Allegro possui grande versatilidade e um design moderno, é leve e conta com rodas nas pontas, o que facilita o seu deslocamento” As expectativas em relação ao mercado de Pilates são as melhores. De acordo com Soares, entre os anos de 2004 e 2011, o interesse no método aumentou 350%.

»
«

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *