O FLUMINENSE


Especialista indica Pilates e RPG

Na opinião do fisioterapeuta Sérgio Machado, da Metacorpus, a técnica do Pilates é o melhor tratamento para problemas crônicos de hérnia de disco. Os exercícios também podem ser recomendados para dores nas costas causadas por outros problemas na coluna ou por dores musculares, como no caso da sindromialgia.

“A sindromialgia é um quadro de dor muscular, principalmente nas costas, que admite-se ser emocional”, explica o especialista. A coluna tem um disco fibroso entre uma e outra vértebra. Dentro desse disco, há um material gelatinoso conhecido como núcleo pulposo. As hérnias de disco são uma doença relacionada ao extravasamento do núcleo, graças a rupturas nos discos que amortecem impactos sobre a coluna. De acordo com o especialista, vários fatores geram a doença, como a idade, que leva a um achatamento natural das articulações, aumento de peso e traumas externos. Ele lembra ainda que má postura também pode sobrecarregar os discos.

“O Pilates costuma ser efetivo nas dores causadas pela hérnia de disco porque os exercícios geram mais afastamento entre as vértebras, graças a movimentos que geram alongamento crânio-caudal”, explica Machado, lembrando que por ser um exercício onde o cliente é ativo, o Pilates estimula a correção da postura, colaborando também por isso para a prevenção de problemas.

No caso de crises agudas, quando o paciente fica impossibilitado de se movimentar, o fisioterapeuta comenta que costumam ser recomendadas sessões de RPG, que são exercícios em que o fisioterapeuta força o corpo do paciente – o trabalho também gera alongamento da coluna, mas como o cliente é passivo, a aprendizagem de novas posturas pode ser mais demorada, segundo Machado.

O Fluminense
»
«

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *