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INDICADO PARA HOMENS!

Homens procuram cada vez o pilates e acabam com estigma de que atividade só serve para mulheres e idosos

O pilates, desenvolvido por Joseh Pilates há 90 anos, chegou ao Brasil cativando um extenso público – o feminino. Mas os homens não ficaram de fora da técnica. Metade da procura deve-se a eles. Pelo menos é o que se vê nos estúdios da Metacorpus Pilates, que atua em todo o país no segmento.

No estúdio da Metacorpus localizado em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, o número de homens que se matricula é crescente. E a faixa etária não se resume a idosos, como muitos podem pensar. Adultos e até adolescentes atualmente procuram e praticam os exercícios.

Para o coordenador técnico e fisioterapeuta da Metacorpus Studio Pilates, Rodrigo Nascimento, o tabu inicial de exercício para mulheres está mudando. “Com certeza houve um aumento da procura do Pilates, principalmente pelos homens na faixa dos 30 anos em diante”, explica. Para ele, é preciso acabar com este estigma de atividade voltada para mulheres e idosos.

Músculos
Rodrigo explica que o pilates pode ser utilizado para exercícios tipicamente masculinos, e ajuda a enrijecer músculos, objetivo maior deste público. “Ficou um conceito de que Pilates não gera hipertrofia e que a musculação traria muito mais músculos, mas na verdade isto não depende da mola ou dos aparelhos, e sim da forma certa de trabalhar para alcançar esse objetivo com o método. Na musculação o indivíduo pode comparecer até sete vezes na semana e alternar os segmentos do corpo, e no pilates geralmente as pessoas só fazem duas vezes por semana. Se houver adequação, os resultados podem ser otimizados”, enfatiza.

Esportistas
Aos praticantes de esportes, os benefícios do pilates são trabalhos para gerar o chamado “equilíbrio muscular”. “Os trabalhos específicos podem acabar gerando lesões por esforço repetitivo e as famosas tendinites, logo é necessário um complemento”, argumenta o fisioterapeuta da Metacorpus Studio Pilates. Rodrigo afirma que o pilates é positivo para todos os esportes, como natação, vôlei, futebol, pois estas atividades necessitam de alongamento, mobilização e força abdominal, pois melhora o que ele e outros especialistas da área chamam de “consciência corporal”.

O método
O fundador do método, Joseph Pilates, utilizou as técnicas inicialmente para aplicar no treinamento masculino, e depois teve sua eficiência comprovada durante a 1ª Guerra Mundial, quando Pilates aplicou os exercícios em campos de concentração na Inglaterra, onde ficou recluso alguns anos de sua vida.

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