Revista Corpore – Ano 7 – Edição nº 27


Revista Corpore

Beleza e saúde lado a lado

A técnica surgiu em 1920,mas nunca foi tão adequada aos dias de hoje. Alem da correção postural, o Pilates melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, alivia problemas relacionados ao estresse, diminui a tensão e a fadiga.

Você já parou por alguns minutos para observar uma aula de Pilates A primeira vista, a impressão que se tem e que,devido a tranqüilidade aparente do exercício que se tem e que,devido a tranqüilidade aparente do exercício,os resultados demoraram aparecer. Experimentem participar de uma única aula para comprovar de fato o quanto as aparências podem nos levar a falsas interpretações. Por meio de exercícios que conciliam condicionamento físico com qualidade de vida.

A busca incessante pelo corpo perfeito leva muitas pessoas a se submeterem a praticas exageradas de exercícios físicos, o que faz com que esqueçam de cuidar do lado físicos, o que faz com que esqueça de cuidar do lado fisiológico e do bem estar emocional. Os sócios-proprietarios e fisioterapeutas Ingrid Machado e Rodney Fortes, da Metacorpus Studio Pilates, reforçam que com o Pilates , beleza e saúde andam de mãos dadas, sem agredir o corpo.” Alem de você ficar em forma, aumenta a flexibilidade ao mesmo tempo em que melhora a respiração,corrige a postura e previne lesões”.afirmam os especialista.

São cinco studios da Metacorpus em Curitiba, dois studios próprios e três credenciados. Ingrid e Rodney contam que eles foram um dos primeiros studios a chegar na capital na capital paranaense. Os fisioterapeutas revelam que há uma procura muito grande do método para fins estéticos e também como forma de reabilitação de uma serie de patologias. “ O Pilates atua em todas as principais lesões musculoesqueléticas, como hérnia de disco, artrose, osteoporose e- desvios posturais, diminuindo a dor gerando força e aumentando a disposição para as atividades diárias.

Na atualidade

O Pilates foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, em 1920. Durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates, que mora na Inglaterra e ganhava a vida como lutador de boxe, foi considerado inimigo estrangeiro. Preso, foi mandado para um campo de concentração onde tornou-se enfermeiro e treinou outros estrangeiros com a técnica de exercícios que havia criado. Com o fim da guerra, mudou-se para Nova York, aperfeiçoou sua técnica e inventou alguns equipamentos para a realização de seus exercícios.

O método baseia-se em seis pontos: concentração controle, centro “ POWERHOUSE”, alinhamento,precisão e respiração, e pode ser praticado Poe das aulas deve ser pessoas de toas as idades. Ingrid ressalta que para melhores resultados é indicado que seja praticado de duas a três vezes por semana. “ A partir da quarta aula, você já consegue perceber as diferenças”, completa.

O ponto chave da pratica e que os exercícios são realizados de forma lenta, porem continua.Alem disso, o ministrante das aulas deve ser um Professional da saúde,fisioterapeuta ou educador físico, e ter formação especifica no método Pilates. Todos os profissionais da Metacorpus estão habilitados para ministrar as aulas.

Na próxima vez que você parar para observar uma aula de Pilates, faça mais do que apenas olhar: experimente. Você vai se surpreender com os resultados no seu corpo, em você e na sua vida.

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