Pilates auxilia na correção da má postura


20110801_94604_pilates-bola

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população têm dores nas costas e muitas outras são acometidas por algum problema osteomioarticular relacionados ao trabalho, ao estresse, à má postura, ao sedentarismo, obesidade e a outros fatores. Por conta disso, é crescente a busca por exercícios especializados em todo o mundo. A prática de Pilates, por exemplo, tem sido uma das mais indicadas pelos médicos no tratamento de diversas patologias – incluindo problemas de correção de postura.

“Pilates é a modalidade física mais indicada para prevenir e tratar problemas da coluna vertebral. Os exercícios focam os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a espinha. Garantem ótima postura, músculos firmes, autocontrole e articulações saudáveis. No tratamento da correção postural, com três semanas de prática, já é possível mensurar os benefícios, inclusive com acompanhamento fotográfico”, garante Sérgio Machado, sócio da Metacorpus Studio Pilates.

Segundo o fisioterapeuta, o sedentarismo é uma das principais causas da degeneração do disco lombar. A coluna vertebral é o eixo central do corpo. É exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro. Por isso, a coluna precisa de movimentação e de exercícios, em todos os estágios da vida, para manter a sua função.

»
«

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *