INCA precisa de doações de sangue para manter estoque nos feriados de abril


INCA precisa de doações de sangue

postmaster_Facebook

Estoque precisa ser abastecido para o feriado prolongado neste mês

O Serviço de Hemoterapia do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) faz um apelo à população para doar sangue e plaquetas para abastecer o estoque que atende aos pacientes de suas cinco unidades hospitalares.

Em épocas de feriados prolongados costuma haver uma diminuição de até 50% nos estoques, devido à baixa procura por parte de doadores. Em abril, haverá um longo feriado por ocasião da celebração da Semana Santa, Tiradentes e São Jorge. Por isso, é muito importante que a população atenda a esse chamado e compareça ao Banco de Sangue do INCA para fazer sua doação no período que antecede e durante o feriado.

Os pacientes do INCA são submetidos a cirurgias, quimioterapia, radioterapia e transplantes de medula óssea e necessitam de transfusões de sangue regularmente. O hospital precisa manter estoque suficiente para atender aos cerca 1,3 mil pacientes mensais.

Doar sangue é seguro

 

Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto (no período de três meses após o parto).

 

Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

 

Seja solidário. Compareça ao banco de sangue do INCA e salve vidas.

 

Serviço

 

Banco de Sangue do INCA

Endereço: Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar – Centro – Rio de Janeiro

Contato: (21) 3207-1021 / 1580.

Funcionamento durante o feriado:

– 14 a 17/04 – das 7h30 às 14h30

– 19/04 – das 8h às 12h

– 24 e 25/04 – das 7h30 às 14h30

– 26/04 – das 8h às 12h

 

»
«

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *