MÁ POSTURA
A má postura não traz problemas apenas para a coluna.
Quem não trata dessa área de forma correta tem outros
problemas, até mesmo o aumento da indesejada barriga
Os problemas da MÁ POSTURA
A má postura causa dores, hérnias de disco, cardiopatias e até barriguinha. Manter uma boa posição ao andar, sentar, dormir, dirigir e praticar exercícios físicos são indicações para garantir não só uma perfeita silhueta, mas, principalmente, qualidade de vida No Brasil, a lombalgia, por exemplo, afeta 80% da população adulta, sendo um dos principais motivos de aposentadoria precoce, segundo dados da Previdência Social. A grande novidade em relação à disfunção é a eficiência do tratamento fisioterapêutico, mesmo nos casos considerados mais graves. Seguindo corretamente as indicações, os especialistas afirmam que a cirurgia pode ser evitada em 80% dos casos. Por causa do baixo impacto dos exercícios, o Pilates é atualmente uma das atividades mais indicadas por especialistas para tratar de problemas de coluna e outras patologias. Criado por Joseph Pilates na década de 20, o método foi desenvolvido a partir de seis princípios: centro de força (abdome – power house), concentração, controle, precisão, respiração e fluidez de movimento. Para a mente, a atividade estimula a concentração e o equilíbrio. Para músculos e articulações, dá força e flexibilidade. Para a coluna, melhora a postura e evita lesões. Os exercícios inteligentes tonificam e alongam as articulações, fortalecem os músculos, aumentam a flexibilidade, corrigem a postura, combatem o estresse e a ansiedade, melhoram a capacidade de respiração e são eficientes no tratamento de lesões e alívio das dores. “É a modalidade física mais indicada para prevenir e tratar problemas da coluna vertebral, pois permite aos praticantes realizar suas atividades diárias, com perfeição. Em três semanas de prática é possível perceber os benefícios. A postura mental, física e emocional das pessoas muda radicalmente”, garante o fisioteraputa Sérgio Machado.
CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS
– A má postura é a principal causa de dores nas costas e de problemas mais graves como artroses, cardiopatias e hérnias de disco. Pela presença de uma bacia mais larga, a mulher possui uma lordose lombar maior que a do homem. “Nas mulheres portadoras de hiperlordose lombar, o abdômen acaba por se projetar para a frente, originando a indesejável barriguinha” , explica Sérgio Machado. Ficar em pé por muito tempo causa alterações na extensão da coluna. Pessoas com músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante constituem o maior grupo de risco. A escoliose, por exemplo, é caracterizada pelo desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita, o conhecido formato em “S”, que provoca um ombro mais alto que o outro, ressalta o fisioterapeuta.
CURSO DE PILATES
Nos dias 10, 11 e 12 de outubro o primeiro módulo do curso Metacorpus de Pilates vai ser realizado em Teresina, no estúdio credenciado do estúdio, localizado na Avenida Joaquim Ribeiro, 1538 – Núcleo Integrado de Fisioterapia (NIF). Para informações, os interessados devem ligar para 0800-2826051, fazer contato pelo e-mail metacorpus@metacorpus.com.br ou www.metacorpus.com.br . A proposta dos cursos é qualificar pessoas oferecendo uma nova visão para o mercado de wellness, que concilia exercícios funcionais e bem-estar emocional. A consultoria é também uma parceria, já que os alunos formados nos cursos recebem consultoria grátis para montar o próprio estúdio e descontos na compra dos aparelhos. Realizados em todo o Brasil, os cursos “Pilates: uma visão atual na área de saúde” e “Pilates no tratamento das patologias da coluna vertebral” já formaram mais de 3.000 profissionais. Para quem faz os cursos e tem interesse em montar seu próprio negócio, a empresa oferece serviço de consultoria grátis e descontos na compra de equipamentos.
2 comentários