Dayene Provin Studio Pilates & Fisioterapia


Pilates atrai centenas de adeptos nas cidades do Sudoeste

Ouvimos constantemente falar sobre a grande ascensão do mercado do bem-estar. Nos últimos anos, o Pilates foi a uma das atividades físicas que mais atraíram adeptos no mundo todo. Em 2001, eram 2,5 milhões de praticantes, hoje, estima-se que já são cerca de 10 milhões. No Brasil,Luiza Brunet, Carolina Dieckmann, Maitê Proença, Angélica e Christiane Torloni são só algumas das pessoas que encontraram na técnica uma forma de adquirir qualidade de vida. Este sucesso revela um novo conceito, o de atividades que fazem bem ao corpo e a mente, longe do ambiente competitivo das academias. Nas cidades do sudoeste do Paraná, não está sendo diferente.

Em Salto do Lontra, a fisioterapeuta Dayane Provin, que inaugurou um Studio de Pilates completo há cerca de dois anos, tem se surpreendido com a procura pelas aulas. “O sudoeste recebeu bem o Pilates. Hoje em dia sinto que as pessoas estão procurando a prevenção e a manutenção da qualidade de vida e não só a reabilitação. E é exatamente isso que o pilates proporciona”, destaca Dayane, que é credenciada pela METACORPUS, um dos maiores centros de Pilates do Brasil, com cursos intensivos na área terapêutica do Pilates.

A fisioterapeuta explica que além da qualidade de vida, da prevenção de doenças e da saúde da coluna, os exercícios ajudam na tonificação muscular. “Eu brinco com os alunos que além de todo esse benefício para a saúde, já que no Pilates o mais importante são as funções terapêuticas, de brinde se ganha um corpo bonito”, conta. Na técnica, que trabalha o corpo como um todo, e tem a respiração como base principal, a qualidade dos movimentos é mais importante do que a quantidade de repetições. “É difícil explicar o Pilates, o interessante é fazer, por isso uma aula experimental é o mais indicado para se apaixonar e sentir o poder da técnica”, convida Dayane.

No Studio de Salto do Lontra, o público é bastante amplo. São adpetos crianças de nove anos de idade bem como homens, que tem cada vez marcado mais presença nas aulas. Com a aparelhagem completa de Pilates, é possível ter uma variação ampla de exercícios e preparar aulas individualizadas de acordo com a necessidade e pretensão de cada aluno. “Tendo um Studio completo, posso evoluir com o aluno e aplicar uma infinidade de exercícios, que vão muito além dos que são apenas feitos no método Mat Pilates, o Pilates Solo”, adianta.

Joseph Pilates, o criador do método, defende que “em 10 aulas você sente a diferença, em 20 aulas você vê a diferença e em 30 aulas você terá um corpo novo”. Entre os benefícios alegados por ele estão o fortalecimento da musculatura abdominal, a correção postural, a melhora da coordenação motora, circulação, capacidade respiratória e flexibilidade, a rebilitação de lesões, alívio de dores crônicas, tensão e fadiga, prevenção da osteoporose, definição dos músculos, modelagem do corpo e ainda, é relaxante no combate ao stress.

Mais um dos motivos do sucesso da modalidade, famosa por se utilizar de equipamentos com molas e bolas de borracha, é o fato de ser realizada em espaços íntimos e agradáveis, onde os alunos relaxam e prestam atenção em si mesmos, já que as sessões são feitas em grupos de no máximo três pessoas.

»
«

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.